Árvores plantadas de maneira inteligente em áreas agrícolas servem como “climatizadores passivos” para culturas e pecuária.
A agrossilvicultura é uma abordagem agronómica comprovada na agricultura para lidar com as ondas de calor causadas pelas mudanças climáticas.
É também uma solução para o bem-estar animal atuar como “climatizador” para animais de criação em pastagens durante o dia.
- A superfície do planeta perturbada por temperaturas extremas atingiu 40% do planeta durante o período medieval (anos 800 a 1200).
- Hoje, 98% da superfície da Terra é afectada pelo aquecimento global.
Estamos prontos para lidar com essa situação?
Como lidar com ondas de calor, com as canículas, na pecuária que atacam toda a natureza, secam lençóis freáticos e rios e colocam em risco a vida, a saúde e a rentabilidade ótima das pecuárias?
Árvores devidamente escolhidas (dependendo do tipo de solo, clima regional e história climática local) permitem uma boa gestão da água e são essenciais para o bem-estar e a produtividade dos animais.
A mudança climática degrada o bem-estar animal e a produtividade das pecuárias.
O stress térmico altera o metabolismo básico do animal, ou seja, o gasto de energia do animal para sobreviver. Os bovinos estão entre as espécies que mais sofrem com os picos de calor.
Há uma necessidade urgente de implementar medidas para conservar os recursos alimentares dos animais e minimizar os efeitos negativos das mudanças no metabolismo basal, ou seja, o gasto de energia necessário para todas as funções orgânicas vitais do gado.
Após o calor do Verão, os animais podem se tornar temporariamente inférteis e precisam de mais de 6 meses para se tornarem férteis novamente, de acordo com o estudo australiano de John Gaughan. Umberto Bernabucci, da Universidade de Tuscia, na Itália, mostrou que os fígados das vacas são gravemente afectados pela exposição aos picos de calor: elas estão mais sujeitas a doenças infecciosas e metabólicas quando expostas a altas temperaturas.
A qualidade do leite de vaca cai durante as ondas de calor do Verão. A concentração de caseína, principal proteína do leite, cai 22% em relação ao teor de Inverno.
Várias correções devem ser consideradas:
- Arrefecimento da atmosfera em edifícios de gado.
- Brumização dos animais.
- Criação de sombreamento para manter a temperatura ambiente ao redor do animal abaixo da temperatura corporal (presença de árvores nos prados: sistemas agroflorestais de regulação térmica).
- Germinação (erva hidropónica ecológica) (1).
- Fornecimento de água potável limpa aos animais, RENOVADA TODOS OS DIAS.
(1) Germinação: a melhor chave para ter animais saudáveis.
A germinação é uma abordagem alimentar capaz de resolver situações alimentares e de saúde específicas e/ou difíceis para animais, tais como:
- Onda de calor extrema, seca prolongada ou, ao contrário
- Frio intenso.
Ambas as situações evitam que os animais recebam uma alimentação normal que corresponda nda às suas necessidades.
A Germinação oferece a todo o momento, em todas as situações térmicas, um alimento fresco, verde, em crescimento, ou seja, autenticamente vivo, vitaminado, para responder plenamente às necessidades fisiológicas, nutricionais e imunitárias dos animais e prevenir eficazmente distúrbios que frequentemente surgem quando os animais estão carenciados devido a condições climáticas e nutricionais não controladas.
A germinação – as plântulas de pastagem ecológica – fornece um suprimento de vitaminas capaz de até mesmo responder a certas patologias fisiológicas, metabólicas e a certos distúrbios resultantes de funções imunitárias insuficientes.
A germinação também chamada de “sementes germinadas”, “rebentos jovens”,… corresponde a um concentrado alimentar comparável aos “superalimentos” e aos melhores “suplementos alimentares da Dieta Moderna” para humanos.
A prática da germinação é muito antiga, mas a tecnologia moderna oferece superalimentos seguros que todo criador deve oferecer aos seus animais para otimizar a saúde, a produtividade e a rentabilidade de suas pecuárias.
Give a Reply
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.