|
Sumário :
- Apresentação do curso de pecuária & de agricultura
- Destinatários
- Pré-requisitos
- Objectivos
- Certificação
- Data de início
- Duração
- Programa
- Apresentação de Jean-Claude Rodet – Formador
Apresentação do curso de pecuária & de agricultura
Nos últimos 40 anos, a preocupação com o bem-estar animal evoluiu com base em conhecimentos científicos que comprovam que a melhoria da qualidade de vida dos animais está directamente relacionada com o bem-estar humano.
É verdade, de que somos o que comemos, e o que comemos depende daquilo que cultivamos e criamos!
Os animais são reflexo do ambiente em que vivem. É nele que encontram o necessário para o seu bem-estar, o seu equilíbrio e saúde. Quando não é tomado em consideração, este ambiente pode gerar um grande número de factores patogénicos.
No entanto, proporcionar um ambiente saudável nem sempre é fácil! Esta formação guia o participante nas melhores práticas de bem estar animal, que cuidados ter, gestos e ferramentas de cura, e acções de prevenção eficazes. Irá, na prática, tornar-se um agricultor sustentável!
A formação inclui módulos de pecuária específicos*, para cada espécie. Estudaremos, em particular, para cada espécie, o equilíbrio das pastagens em face das necessidades alimentares, os critérios de bem-estar animal, a observação dos animais para uma detecção dos sinais patológicos e a apresentação de protocolos de cuidados naturais.
*Esta formação, que compreende a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos transversais às espécies zootécnicas animais, contempla um último modulo optativo, de aplicação prática, dedicado a uma espécie e que deverá definir no acto de inscrição (ovinos, caprinos, suínos, bovinos, aves ou equinos).
Adquirir conhecimentos para mais do que uma espécie também será possível com um custo adicional de €45 por espécie animal extra.
Destinatários
Esta formação é dirigida aos criadores de gado e agricultores, técnicos e veterinários, investigadores, empresários, professores e estudantes da área agro-pecuária.
Pré-requisitos
Não são requeridas habilitações prévias relevantes ou qualificações académicas.
É necessário um dispositivo com boa ligação à Internet, que permita tecnicamente assistir a videoconferências e ver vídeos online. O curso será em português e será oferecida a posibilidade de uma versão francesa.
Objectivos
Ao concluir esta formação, deverá ser capaz de:
- conhecer e compreender os factores naturais da saúde animal;
- equilibrar a alimentação nas diferentes espécies animais;
- escolher as melhores proteínas para cada tipo de animal;
- produzir o seu próprio “suplemento mineral natural” para os seus animais;
- selecionar os probióticos mais úteis na saúde animal;
- utilizar agentes antiparasitários naturais;
- reconhecer sinais de doenças animais;
- selecionar as plantas e os alimentos curativos, benéficos para cada espécie animal;
- limitar os riscos de patologias virais.
Certificação
Esta formação é ministrada pela ARAA-Pt e cobre a teoria aliada às novas tendências, tudo complementado com casos reais com visitas no terreno. No final, os participantes recebem um certificado de formação.
Data de início
As actividades on-line terão início em maio de 2021. Poderá inscrever-se nesta formação a qualquer momento e começar a frequentar após a data de início ! Serão fornecidos manuais de estudo atempadamente, para que possa gerir da melhor forma o seu tempo. Posteriormente seguem-se sessões, consolidação de conhecimentos, um debate sobre propostas de trabalho e esclarecidas as suas questões surgidas durante a sua descoberta destes manuais! Estes encontros on-line terão lugar ao Sábado.
Duração
A carga horária é de 75 horas distribuídas entre trabalho autónomo e sessões síncronas (36 horas). Os formandos podem gerir o tempo em conformidade e ao seu próprio ritmo com visitas às explorações dedicadas à espécie animal escolhida.
Programa
Apresentação e visão geral da formação e dos seus objetivos
- Fornecimento de material do módulo 1,
- Atribuição das tarefas na semana 1,
- Período de questões (colocadas pelos formandos) previsto em cada sessão.
Semana 1. Pecuária e meio ambiente
- Nós somos o que comemos. Perspectiva integrada de bem-estar animal. Condições para a sustentabilidade das práticas de criação. (1 semana),
- Curso teórico, resolução de tarefas, questões,
- Fornecimento de material do módulo 2,
- Atribuição de tarefas da 2ª semana.
Semana 2. Factores da produção animal em modo biológico
- Ferramentas à disposição do criador para a promoção (prevenção e tratamento) da saúde animal (2 semanas),
- Curso teórico, resolução de tarefas, questões,
- Fornecimento de material do módulo 3,
- Atribuição de tarefas na semana 4.
Semana 3. Plantas medicinais veterinárias (fitoterapia)
- A importância da biodiversidade: o papel das plantas no tratamento das espécies,
- Fitoterapia – plantas necessárias ao dia a dia dos animais para prevenir doenças (1 semana),
- Curso teórico, resolução de tarefas, questões,
- Fornecimento do material do módulo 4,
- Atribuição de tarefas na semana 5.
Semana 4. Visita de campo
- Identificação de áreas de beneficiamento numa exploração pecuária (Rosmaninhal),
- Identificação de plantas medicinais de uso veterinário.
Semana 5. Forragem e rebentos hidropónicos
- Soluções para alimentação animal na estação seca. Abordagem hidropónica natural (sem adição de soluções químicas) para forragens (1 semana),
- Curso teórico, resolução de tarefas, questões,
- Fornecimento de material do módulo 5,
- Atribuição de tarefas na 6ª semana.
Semana 6. O papel da compostagem na economia circular
- Subprodutos e resíduos: a importância da compostagem. A circularidade da agricultura,
- Avaliação de subprodutos e papel na saúde do solo. Vamos aprender a fazer compostagem! (1 semana),
- Curso teórico, resolução de tarefas, questões.
Semana 7. Módulo específico para ovelhas
- 1 semana
Semana 8. Espécies animais (visitas)
- Aplicação prática dos princípios da agricultura sustentável e do bem-estar animal: higiene e ambiente, alimentação biológica, cuidados alternativos, tratamentos integrativos) em: Casos práticos.
Apresentação de Jean-Claude Rodet – Formador*
Jean-Claude é um cientista francês, doutor em agricultura biológica, em medicina humana, veterinária e integrativa e considerado como “Médico da Terra, dos Animais e dos Homens”. É autor de numerosos livros e artigos em diferentes revistas profissionais sobre saúde natural, nutrição e agricultura biológica, desde 1975.
O seu trabalho promove o aumento substancial da produtividade agrícola sem o uso de produtos químicos. É membro do IOIA (Independent Organic Inspectors Association – USA, desde 2002). Jean-Claude Rodet também desenvolve o conceito de uma nova medicina nutricional, da qual é o pioneiro: a nutriterapia, que ensina desde 2007.
Conjuntamente exerce medicina integrativa desde os anos 1980 como “Heilpraktiker” segundo a abordagem alemã.
Jean-Claude Rodet apresenta-se como um cientista ao serviço do planeta, promovendo a interdisciplinaridade e ligações entre especialistas em agricultura, medicina, nutrição e cidadania responsável.
Depois de ter criado a Agrobio, a primeira associação portuguesa de agricultura biológica e ter formado os primeiros técnicos em 1984-85, em 1990-91, formou os técnicos regionais responsáveis pelo desenvolvimento da Agricultura Biológica para o Ministério da Agricultura de Quebec, Canadá.
Fundador do Instituto de Saúde Natural do Canadá (Montreal), formou mais de 4000 profissionais em saúde holística e dirigiu a clínica multidisciplinar de Montreal (especializada em patologias do sistema digestivo e distúrbios nutricionais) com uma equipe de 15 profissionais ao longo de 20 anos.
Presentemente, coloca as suas competências ao serviço de diversas ações de ajuda humanitária no âmbito das atividades da « Association Internationale des médecins aux Pieds Nus » e da Associação de Recursos Ambientais e Alternativos de Portugal (ARAA.Pt).
* O Dr Jean-Claude RODET será apoiado (na lingua portuguesa) ao longo das aulas por Dra Carolina FIGUEIREDO (Veterinária), Dra Gabriela RAMOS (Gestora) e outros formadores especializados.
O PORQUÊ DA RECOLHA DE DOCUMENTOS INFORMATIVOS E TÉCNICOS SOBRE PECUÁRIA BIO ?
A pecuária em regime extensivo e a pecuária biológica despertam a necessidade de vocação do “VETERINÁRIO BIO”.
Estas pecuárias, ainda em número reduzido e muitas vezes marginal, são negligenciadas ou mesmo abandonadas pelos serviços responsáveis pela investigação e ensino da saúde animal.
É por isso que nos parece importante oferecer aos criadores (de todas as espécies animais) uma coleção de documentos essenciais inéditos, que abordam todos os aspectos da pecuária, tais como :
- Identificação dos factores de produção: ferramentas terapêuticas e produtos que podem ser utilizados pelos criadores no modo de produção biológico,
- Nutriterapia animal: os alimentos com propriedades terapêuticas reconhecidas,
- Fitoterapia veterinária: as principais plantas que tratam os animais,
- Homeopatia veterinária: os remédios básicos para as principais patologias animais,
- Naturopatia animal: compreender os factores naturais da saúde animal,
- Primeiros-socorros para animais: soluções para situações de emergência na pecuária biológica,
- Bioterapias veterinárias: uma nova visão das terapias animais,
- Germinações e forragens hidropónicas naturais: vitaminas bioactivas dos alimentos para animais, etc.
Um documento específico para cada espécie animal (animais de pecuária e animais de companhia) com sugestão de alimentação, de cuidados naturais para todas as espécies mais comuns (abelha, avestruz, vaca / vaca leiteira, ovelha leiteira / ovelha de carne, codorniz / pintada, pato / ganso, gato e cão, cavalo / burro, cabra, peru, caracol, faisão / perdiz, aves da capoeira, pavão, pombo, peixe, porco / javali, minhocas …
Estes documentos, cuja primeira edição foi publicada em 1998 e depois regularmente actualizada, são o resultado de pesquisas, experiências práticas e da compilação de informação reunida sob a forma de testemunhos, ensinamentos e conselhos postos em prática desde 1968, na França, em Portugal, no Quebec… trata-se de um longo percurso – sem pretensão – baseado em experiências adquiridas com os pioneiros da medicina veterinária holística. Sem dogmatismo, as informações são disponibilizadas aos criadores, técnicos e demais intervenientes na pecuária de todas as espécies.
Os documentos originais estão escritos em francês. Alguns foram traduzidos (ou estão a ser traduzidos) para português, alguns para inglês.
Apelamos a tradutores voluntários para que disponibilizem as informações compiladas inéditas ao maior número possível de pessoas. Este é o nosso desejo: compartilhar os conhecimentos adquiridos para fornecer aos criadores informações pertinentes para uma saúde animal optimizada.
Para todos os tipos de pecuária, é necessário ter em conta 2 regras antes de realizar qualquer tratamento:
1) Compreender os desequilíbrios microbianos
A desconfiança relativa a agentes patogénicos geralmente leva ao uso quase sistemático e frequentemente massivo de desinfetantes, de produtos para assepsia, de descontaminantes, de métodos de esterilização por meio de moléculas que geralmente têm um impacto ambiental agressivo.
Propor vacinas não é um caminho credível. Supõe-se que cada vacina permita a produção de anticorpos específicos para uma patologia…, mas esta “mania vacinal” pode causar uma grave desordem imunológica ao induzir sobretudo a formação de anticorpos alérgicos (IgE) em detrimento dos meios de defesa celulares inatos.
2) Otimizar o funcionamento do sistema imunológico
A abordagem natural para a saúde animal (que é a mesma na saúde humana) visa colaborar com o sistema imunológico e os meios naturais de defesa:
- A qualidade e estabilidade da flora intestinal e das várias outras microbiotas do organismo.
- A suplementação com oligoelementos bioactivos constitui um reforço desta imunidade inata.
Delbet, com os seus trabalhos sobre o magnésio (na medicina humana), e
Voisin, com a sua pesquisa sobre o cobre (na medicina veterinária),
demonstraram a pertinência e veracidade de seus protocolos terapêuticos quanto a estados infecciosos causados pelo colapso imunológico, tanto em humanos quanto em animais.
Até o momento, nenhuma contestação científica rigorosa veio contradizer as afirmações destes investigadores de grande experiência (tanto no laboratório como no terreno) em medicina humana e medicina veterinária.
Para reflexão :
Para compreender a natureza, devemos primeiro observá-la antes de aplicar protocolos.
Dr. Jean-Claude Rodet
Give a Reply
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.