Sikkim, uma pequena região da Índia acaba de ganhar um grande prêmio da ONU por se tornar o primeiro estado totalmente orgânico do mundo.
A região nordestina alcançou o marco revolucionário depois que conseguiu educar e converter 66 mil agricultores – todos eles – em práticas agrícolas sustentáveis.
Além de educar seus agricultores sobre agricultura orgânica, a política do estado implementou a eliminação progressiva de fertilizantes e pesticidas químicos e a proibição total da venda e uso de pesticidas químicos.
A Sikkim iniciou sua jornada rumo ao recebimento de certificação orgânica em todo o estado em 2003. Embora tenha atingido sua meta em 2015, acaba de receber o Future Policy Award de 2018 no início desta semana.
Apelidado de “Oscar de melhor política”, o prêmio de ouro é dado ao esquema nacional mais promissor, que mostra a esperança de melhorar as indústrias globais. No passado, a competição se concentrava na energia nuclear, na poluição e na violência doméstica.
Este ano a premiação no âmbito “melhores políticas de promoção da acroecologia”, foi orquestrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo World Future Council (WFC).
A surpreendente política verde de Sikkim conseguiu bater 51 outras indicações de 21 nações diferentes.
Além de provar que “100% orgânico não é mais um sonho,” o Sikkim mostrou como a agricultura sustentável pode proporcionar uma série de benefícios socioeconômicos em saúde, educação, desenvolvimento rural e até turismo. Só entre 2014 e 2017, o estado se beneficiou de um aumento de 50% no turismo.
“Ao intensificar a agroecologia, é possível combater a desnutrição, a injustiça social, a mudança climática e a perda de biodiversidade. Através de políticas eficazes e holísticas, podemos transformar nossos sistemas alimentares de modo que eles respeitem as pessoas e o planeta ”, declarou Alexandra Wandel, diretora do WFC.
“Os formuladores de políticas em todo o mundo devem seguir seu exemplo e intensificar ações políticas exemplares semelhantes”, concluiu.
Vandana Shiva, ambientalista e presidente da Navdanya International, disse que “zonas orgânicas” são as “zonas da democracia”.
“O Sikkim mostra ao mundo que é possível estar 100% livre das substâncias químicas que destroem e derrotam as forças que as promovem.”
– Vandana Shiva
Give a Reply
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.